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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Compartilhar meu curso: Aluno integrado: Qualificação em tecnologia digital- 2011

                                                                 Módulo Introdutório- Unidade I
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Vamos dar início a nossa leitura? No Brasil, a educação a distância tem se difundindo de forma bastante acelerada nos últimos anos. Certamente, você já deve ter questionado sobre essa modalidade de ensino. Nesta unidade, terá acesso a algumas informações a esse respeito.

"Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação" (Diário Oficial da União, Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998).

Podemos deduzir com isso que, com a evolução das tecnologias, em especial da informática, a educação a distância foi favorecida, uma vez que pode romper as distâncias, estando ao alcance das pessoas nas mais variadas regiões. No entanto, vale ressaltarmos que nessa modalidade de estudo é preciso ter certos cuidados, como estar sempre atento às leituras, às interações com os colegas e tutor, questionando e sanando as dúvidas permanentemente; enfim, desenvolvendo ou aprimorando o hábito de estudar. Pois uma característica fundamental do estudante na educação a distância, é a de ser uma pessoa autônoma, isto é, seu aprendizado se baseia no próprio esforço, busca e automotivação.
                                  ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Na implantação de cursos, programas, disciplinas, treinamentos, atividade complementares etc, na modalidade de educação a distância, questões que vão desde as referentes aos estudantes (perfil, demanda, possibilidade de acesso, entre outros) e profissionais envolvidos no processo, até as mais complexas, relacionadas às institucionais e pedagógicas precisam ser analisadas e definidas com muito cuidado.
Segundo pesquisas já realizadas, fica evidente que algumas dessas questões precisam ser analisadas antes mesmo da estruturação do projeto pedagógico. Entre elas, destacamos, aqui, algumas consideradas imprescindíveis para o êxito nos estudos e que, de certa maneira, estão relacionadas à forma de comunicação definida para o curso, como:

- Material didático;
- Como se organizar para estudar;
- Encontros presenciais;
- Sistema de acompanhamento;
- Ambiente de aprendizagem.
                                                              MATERIAL DIDÁTICO
O Ministério da Educação, ao propor os Referenciais para Elaboração de Material Didático para Educação a Distância no Ensino Profissional e Tecnológico, afirma que, independente da mídia utilizada, esse material "deve estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica dos cursos na modalidade a distância e definido no projeto político-pedagógico do curso". Podemos observar assim que, de uma maneira geral, a definição pelo tipo de mídia a ser utilizada fica condicionada às diferentes concepções e práticas pedagógicas do curso, aos conteúdos, às estratégias de ensino, aos contextos socioeconômicos e culturais e à infra-estrutura tecnológica disponível.
                                                                 MATERIAL DIDÁTICO
   Por outro lado, mesmo observando essa realidade, deve-se haver um esforço, no sentido de diversificação dos tipos de mídia, para garantir que os estudantes, mesmo nas diferentes realidades, possam experimentar diferentes formas de aprendizagem, e que esta possa ocorrer de forma prazerosa e produtiva. Outro aspecto considerado relevante quando se trata de material didático para cursos a distância, é que esse material, além de disponibilizado em diversas mídias e linguagem, deve constar no ambiente do curso (na internet) para que o aluno possa consultar na tela do computador ou imprimi-lo, se assim desejar.


Essas informações e outras constam no site da proinfo, para alunos cadastrados fazendo curso *-*

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